Eu e a Crônica

Crônicas, esse é o assunto de hoje da disciplina de gêneros jornalísticos. Olho para o lado e  lembro vagamente de algumas crónicas que li e nunca entendi. Sinto-me relativamente bem quando comento com um colega que não entendo nada do assunto e sua expressão facial diz que também não.

O professor começa a explicar e alguns ruídos e conversas paralelas tentam me tirar a concentração, mas desta vez o professor, a entonação de sua voz e o assunto em discussão me puxam de volta.

Enquanto faço anotações e escuto alguns exemplos, algo dentro de mim começa a florescer e me sinto estranhamente feliz. As palavras nunca pareceram fazer tanto sentido pra mim como agora. É como se eu descobrisse algo que já estava dentro de mim, mas só através desta explicação é que eu pude realmente enxergar.

O meu pensamento é interrompido quando a garota de trás me cutuca e com um largo sorriso no rosto diz que.. bom, eu não me lembro bem, minha atenção estava voltada nas possibilidades de expressão que eu encontraria na crônica. É como se eu juntasse as coisas que mais gosto numa coisa só.

Cada palavra que o professor diz é pra mim uma peça de um quebra-cabeça que eu sinceramente já havia me esquecido de tentar montar. Me encontro num estado de euforia e realização ao mesmo tempo. A minha escolha pela futura profissão torna-se exata e assim pensar em matemática não é tão chato, é até inspirador.

No final da aula tenho a sensação de estar entrando em um novo mundo, onde poderei unir ao jornalismo, a sutileza de uma poesia, a doçura da nota musical e os detalhes de uma fotografia com um toque de paixão. Enxergar a essência, expressar a realidade, provocar a mudança, nunca uma aula me mudou tanto e eu finalmente entendi o que é uma crônica.

Comente

