Você tem vergonha de ser você?

Ler no meu caminho para a faculdade tem se tornado um hábito diário. Quarenta minutos do dia que eu poderia ficar viajando na minha mente e que agora preencho com as linhas dos livros que seleciono minunciosamente na livraria da faculdade. A experiência já me rendeu o término de um livro em apenas três dias.

Mais uma segunda-feira chata segue e a única coisa que quero é me afundar na leitura. Enquanto eu espero o ônibus para ir para a faculdade, encontro um lugar para sentar. Abri meu livro e mergulhei. Ainda assim, cada ônibus que chegava, despertava a minha atenção. Só pra ter certeza que eu não ficaria ali sentada para sempre.

Então eu lia. Ouvia ônibus chegando. Levantava o olhar para ler a placa. Olhava para os lados. Voltava para a leitura. E este processo se repetiu inúmeras vezes, até que numa das vezes, ao levantar o olhar, avistei duas garotas se beijando. Olhei a minha volta e as pessoas estavam com olhares enojados e suas expressões insinuavam condenação. Em questão de segundos o terminal de ônibus parecia uma corte. Todos os transeuntes se tornaram juri que determinavam uma sentença àquela demonstração de carinho. Cadeira elétrica na certa.

Me enojei dessas pessoas. Franzi a testa. Fiquei indignada mas não havia nada a fazer. Ao tentar voltar para a minha leitura, a senhora sentada ao lado, me cutucou.

— Você viu isso? Elas não tem vergonha não?

Eu tinha milhões de respostas na língua. Como é vergonhoso uma pessoa ser ela mesma? Como uma pessoa pode ter vergonha de não ter medo de mostrar sua essência?

Sorri desajeitadamente para a senhora. Franzi a testa e a encarei por alguns segundos com cara de quem ouviu e não gostou. Senti pena dela e rapidamente voltei para a minha leitura.

Enquanto eu lia, ela não tirava os olhos de mim, seu olhar tentava me penetrar. Provavelmente ela pensou que também sou lésbica. Mas e daí? Deixe que digam, que pensem, que falem…

Anúncios

Um comentário sobre “Você tem vergonha de ser você?

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s