Você tem vergonha de ser você?

Ler no meu caminho para a faculdade tem se tornado um hábito diário. Quarenta minutos do dia que eu poderia ficar viajando na minha mente e que agora preencho com as linhas dos livros que seleciono minunciosamente na livraria da faculdade. A experiência já me rendeu o término de um livro em apenas três dias.

Mais uma segunda-feira chata segue e a única coisa que quero é me afundar na leitura. Enquanto eu espero o ônibus para ir para a faculdade, encontro um lugar para sentar. Abri meu livro e mergulhei. Ainda assim, cada ônibus que chegava, despertava a minha atenção. Só pra ter certeza que eu não ficaria ali sentada para sempre.

Então eu lia. Ouvia ônibus chegando. Levantava o olhar para ler a placa. Olhava para os lados. Voltava para a leitura. E este processo se repetiu inúmeras vezes, até que numa das vezes, ao levantar o olhar, avistei duas garotas se beijando. Olhei a minha volta e as pessoas estavam com olhares enojados e suas expressões insinuavam condenação. Em questão de segundos o terminal de ônibus parecia uma corte. Todos os transeuntes se tornaram juri que determinavam uma sentença àquela demonstração de carinho. Cadeira elétrica na certa.

Me enojei dessas pessoas. Franzi a testa. Fiquei indignada mas não havia nada a fazer. Ao tentar voltar para a minha leitura, a senhora sentada ao lado, me cutucou.

— Você viu isso? Elas não tem vergonha não?

Eu tinha milhões de respostas na língua. Como é vergonhoso uma pessoa ser ela mesma? Como uma pessoa pode ter vergonha de não ter medo de mostrar sua essência?

Sorri desajeitadamente para a senhora. Franzi a testa e a encarei por alguns segundos com cara de quem ouviu e não gostou. Senti pena dela e rapidamente voltei para a minha leitura.

Enquanto eu lia, ela não tirava os olhos de mim, seu olhar tentava me penetrar. Provavelmente ela pensou que também sou lésbica. Mas e daí? Deixe que digam, que pensem, que falem…

Um comentário sobre “Você tem vergonha de ser você?

Comente

