O Zé do Tom

O professor desafiou os alunos a pensar fora da caixa quando levou pra aula de assessoria de comunicação, uma música de Tom Zé. Ouvir, pensar, sentir, interpretar. Demorou um pouco pra gente pegar o sentido da coisa, mas aos poucos a turma estava sintonizada na melodia e nas entrelinhas da canção.

Foi essa a lembrança que eu tive quando olhei para aquela figura miúda sentada na plataforma de frente para o público. No centro entre um jornalista e uma antropóloga, Tom Zé roubava a cena mesmo quando não estava falando. O assunto era Jorge Amado, uma releitura do escritor brasileiro.

Primeiro o microfone o incomodava, a antropóloga foi surpreendida quando o cantor tomou o microfone de sua mão e questionou a qualidade do som. Perguntou ao público se todos estavam ouvindo e acabou que saiu resmungando por não ter alcançado seu objetivo.

Era o último a falar. E falou, interpretou, cantou, contou piada. Saiu de todos os termos técnicos dos outros profissionais e nos mosrtou Jorge Amado de uma maneira branda e literária.

No final das contas recebeu o público como se fossem seus melhores amigos. Abraçou um aqui, outro ali, deu risada, mais piadinhas. Nossa! Quando eu crescer quero ter esse mesmo bom humor.

Quando a multidão abaixou, eu e meus colegas fomos até Tom Zé e a recepção foi a mesma. Abraços, conversas, fotos e eu até falei pra ele, sobre aquela aula de assessoria e ele respondeu lisonjeado:

— Fala para o seu professor que eu mandei um abraço. E agradece muito a ele por apresentar o meu trabalho a vocês. E ah! Eu adoraria assistir a uma aula dele.

Ele colocou a mão no ombro do meu amigo e saiu andando como se fossem amigos de infância. Admirei-o ainda mais. Simplicidade seria uma boa definição para o cantor, compositor, arranjador, escritor…

Comente

