Reviver 11 de setembro

O quadro fixado na parede anunciava a dor de um dia que entraria para a história. Os olhos do homem eram cabisbaixos, a procura de uma saída para o esquecimento. A dúvida meneou minha cabeça e eu perguntei algo que não pude evitar…

— O senhor esteve no ataque de 11 de setembro?

Ele olhou ao longe e respondeu com a voz embargada.  – Eu eraum dos bombeiros que estava lá carregando as vítimas.

Engoli a seco e estremeci só de pensar o que seria, ter vivido em Nova York naquele dia.

— Foi muito triste, salvamos muitas vidas mas carregamos muitos corpos sem vida.

Aquela afirmação entrou como faca na minha garganta e eu me emocionei.

11 anos depois, ainda estamos revivendo aquela mesma tragédia. As pessoas “comemoram” aniversário do acontecimento, outros choram por aqueles que se foram. Uma catástrofe que abalou o mundo e lembro até hoje dos olhos assustados de minha avó quando cheguei em casa da escola.

— Meninas! Aconteceu um desastre e o celular do seu tio e da sua mãe não está pegando.

O mundo caiu naquele momento, e nossa tarde foi meneada de medo e dúvida, só acompanhando os noticiários que traziam coisas ruins de segundo em segundo.

Aquele triste e sábio senhor disse algo que não vou esquecer. – Coisas ruins acontecem pra nos fazer pensar, porém para nos fazer melhores. Não dá pra ficar revivendo isso. É preciso aprender e seguir em frente.

A partir de então, 11 de setembro passou a ser uma data qualquer.

 

Um comentário sobre “Reviver 11 de setembro

Comente

