Privacidade infantil

Na semana passada o Catraca Livre, site agregador de links relacionados à arte e cultura, postou um projeto de protesto em sua página no facebook. A postagem indicava que o facebook deletou uma foto que eles haviam postado, de uma criança fazendo xixi. Essa segunda postagem dizia: “Vamos fazer histórias hoje, porque o facebook deletou uma foto tão inocente.” E usaram disso para comparar com outras postagens de homens e mulheres nus.

Claro, isso me remeteu a um episódio que eu assisti de Without a Trace – Desaparecidos. Um senhor desaparece e o departamento de desaparecidos do FBI. Ao confiscar o computador do cara, para tentar conseguir alguma pista de onde ele poderia estar, o FBI encontra várias fotos de crianças. Não nuas, mas de várias partes do corpo de uma única criança. Logo deduziram que o pai de família e senhor honesto, era um pedófilo. Quando encontrado, esse senhor disse  que estava a procura de encontrar essa criança pois ela estava sendo escrava sexual de alguém. A trama de cerca de 40min. se desenvolve e a polícia encontra a menina, raptada pelo próprio tio, prestes a ser vendida para um outro cara, que gostava de meninas de 10 anos, enquanto o tio, queria comprar uma mais novinha para satisfazer seu fetiche.

Sim! Foi exatamente isso que eu senti e na mesma hora liguei para o meu pai: “Achei o meu tema de TCC.” E aí que eu comecei a pesquisar sobre o assunto, e me assustei com alguns casos, e tristemente entendi que aquele episódio era apenas um reflexo da realidade.

Assim que o Catraca livre fez essa postagem, muita gente concordou e encheu os comentários de nomes feios e falso moralismo. A tarde fui verificar e ví que muitas pessoas sensatas apareceram depois e discordaram do que estava escrito. “Para nós pode não ser nada, para um psicopata é mais uma faísca para atrair”.

Tio Mark é O cara. Se você denuncia uma foto e/ou perfil, ou o que for na página, ele corre em verificar o que está acontecendo. Para evitar que alguém saia prejudicado, muitas vezes ele deleta. Estão agindo errado? Não! Leia os termos de uso, para entender o como você está infringindo ou não uma norma colocada por eles, e aceita por você ao criar uma página no facebook.

Não cabe ao facebook, e sim aos pais cuidar da privacidade de suas crianças, e ter o mínimo de cuidado em não expor uma criança na web. Você posta uma imagem hoje na web, ela pode ser usada por anos, ainda mais agora com a febre dos memes.

Admiro o trabalho que o Catraca Livre faz, mas não concordo com essa postagem. A imagem poderia mesmo não levar a nada, e não chegar a ninguém perigoso, mas estar na corda bamba do ‘talvez’, é melhor previnir.  Esse foi só um exemplo para abordar um assunto que está lá guardado e ninguém tem coragem de trazer a tona. E para falar que dia 18 de maio é o Dia Nacional Contra Abuso a Exploração Infantil. Podemos lutar contra isso, e trabalhar também, na conscientização de pessoas sobre o quão delicado o assunto é, e o quanto ele precisa ser discutido.

Decidimos ser a voz que grita e pede socorro e atenção para uma causa que tem ferido a nossa sociedade. Em ano de Copa do Mundo, onde a vulnerabilidade bate à porta, os jovens que entendem que podem fazer diferença, ergueram suas vozes clamando por mudança. “Não Se Cale” é mais que um projeto, é uma decisão. Se quebre. – Crente Crew

Quebre o silêncio. Vamos olhar por nossas crianças. Denuncie, faça parte, faça barulho.

**Devido ao grande número de postagens diárias no Catraca, não consegui encontrar o link para colocar aqui.

Jéssica Tavares - assinatura

Anúncios

Um comentário sobre “Privacidade infantil

  1. Olha, só posso dizer que é incrível seu blog, o fato de vc ter abordado um assunto tão válido e a forma leve e ao mesmo tempo consistente com que você fez isso. Acho que a internet para muitos é recente (por incrível que pareça) e por isso, coisas que parecem pequenas e bobas tomam uma dimensão enorme. Por vezes isso é bom, em muitas outras vezes é ruim.
    Enfim, curti muito seu blog Jéssica, fico feliz que tenha me achado lá no http://produzir.me
    Beijo
    Luise

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s