Etiqueta da saudade

Encontrei uma caixa guardada na casa de meu pai há alguns anos. Dentro dessa caixa, saíram lembranças de um passado distante. Cada objeto que tirava da caixa, meu rosto esboçava uma reação.

Meu pai, que me ouvia atento pelo outro cômodo da casa, passou por mim e disse: “A Jessica é saudosa!”. “O quê, pai?!. Foi a primeira vez que ouvi essa palavra. Ele expressou de tal maneira, que eu tive a impressão de que se tratava de algo muito ruim. – O som dessa palavra me soa negativo. Pensei comigo enquanto repetia a palavra.

Um dia disse para um amigo que estava com saudades. Ele respondeu: “okay”. Mas foi bem seco tipo: ” ouuuukaaaay…”. Foi a primeira vez que eu me dei conta do significado da ‘saudade’. Uma palavra carregada com tanto amor e carinho, não deve ser dita assim, às pressas de um coração solitário.

Quando meu pai me explicou o significado de ‘saudosista’, eu confirmei o que eu havia pensado. Tomei desgosto por essa palavra e decidi que não queria ser essa pessoa.

“Saudade é uma doença passageira, cachimbo de feiticeira. Pega a gente a vida inteira.” Esse trecho da música de Rio Negro, é uma bela poesia sobre a bipolaridade do sentimento. É uma mão de duas vias, onde no carinho e no amor, a estrada está livre pra você passar. Do outro lado, o trânsito parece fluir, logo adiante está uma grande carreta vindo ao encontro do seu carro. Mas para escolher qualquer via, você vai ter que caminhar vendado.

Encontrei esse texto engavetado. Justo numa semana em que a saudade tá me chamando de minha e me trazendo pessoas à memória. Desde que estar saudosa seja um estado de espírito onde o meu controle está acima de tudo, não há problemas em relembrar pessoas e momentos. Nem oito nem oitenta. Eu aprendi a respeitar o ato de sentir saudades. Não em vão, não em excesso, só… saudade.

2 comentários sobre “Etiqueta da saudade

Comente

