Eu não leio críticas

“- Sai da internet e vai escrever sobre o Hobbit no blog, Jessica!”, esse foi um comentário de um amigo na minha timeline no facebook. Eu tinha um outro blog e escrevia sobre arte e cultura no geral. Sempre gostei de ter conteúdo próprio, então, todos os textos eram originais. Quando escrevi sobre o filme, tentei escrever para instigar as pessoas a assistir. Falei sobre os pontos fortes e o que eu senti. Falava indiretamente da história e assim, cada leitor tinha que chegar a sua conclusão, mas para isso, ele precisava ter a experiência própria de assistir.

Um outro amigo me disse que deixou de assistir a um filme porque seus críticos favoritos escreveram um bad review. Eles não gostaram do filme então porque ele deveria assistir?! Eu achei bizarro! Cadê a opinião dele nisso tudo? Ele só poderia chegar a uma conclusão se o filme era ruim ou não, se de fato, assistisse. Eu o indaguei. Ele ficou confuso. Eu, perplexa.

Instagram é um dos meus lugares prediletos. Comecei ele com a cobertura da Bienal do Livro em São Paulo. Fotos nada produzidas, apenas a preocupação de produzir conteúdo. Continuei fotografando e me desenvolvendo melhor na fotografia, produzindo fotos mais elaboradas. Uma das ‘categorias’ que desenvolvi veio sem querer. Fotografar os livros que gostei de ler e fazer um breve comentário sobre eles. Deu certo.

Não leio resenhas sobre livros. Assim como não leio críticas de filmes. Prefiro a experiência de entrar na história. Depois pesquisar sobre a produção, o processo criativo, e então formar a minha opinião a respeito. Gosto muito de conversar sobre, isso abre a minha mente e me mostra um outro lado.

No momento não pretendo fazer resenhas de livros. Vou continuar fotografando-os. Imprimindo na imagem, as sensações que a leitura me levou. Confira fotos de alguns livros que me marcaram e me siga no instagram para acompanhar as próximas postagens. @_tavaresjessica

2 comentários sobre “Eu não leio críticas

Comente

