Sobre café, açúcar e bares

 

Recentemente me dei conta que meu amor pelo café tem algumas restrições. O açúcar era a combinação a qual eu mais prezava, e não tinha noção do quanto prejudicava o sabor. Fui criada com avó, mineira, era puro açúcar com café o que aprendi a tomar desde pequena.

Há um ano mais ou menos eu decidi tirar gradualmente o açúcar do café. Descobri um sabor que até então, desconhecia.

A sensação é de andar por uma montanha úmida, cheia de árvore e pássaros cantando, e se sentir protegido a qualquer tipo de ameaça que pode surgir de fora. A única coisa que pode ser difícil é o caminhar na lama descalço e o afundar a cada passo.

A verdade é que tudo depende de como adaptar ao zero açúcar, essa é a lama crescendo na perna. Isso leva um tempo mas você precisa pegar o jeito. A lama ainda me assusta um pouco, me afundo e saio correndo. Ao menos uma colher de açúcar é necessária.

A verdade mesmo é que o café sem açúcar deveria ser servida em barzinhos. A sensação da bebida e o sabor deveriam ser servidos como whiskey. Uma dose, um sabor para apreciar, pessoas a volta para conversar e uma filosofia de vida para levar adiante.

Garçom, uma dose de café puro no copo de whiskey, por favor!

Comente

