Eu coleciono mapas

Na escola a professora pedia para desenhar o mapa e pintar de acordo com o assunto proposto. Eu adorava pegar minha caixa de lápis de cor, e passar horas, dando o melhor de mim na pintura. A verdade é que minha irmã, Thaís, sempre pintou melhor que eu. Mas eu insistia em aprender a desenhar.

Quando viajei para NY na casa de um tio, ele orgulhosamente me deu um mapa do metrô de NY. – Com isso, você consegue andar sem problemas pela cidade. Eu lembro de ter ficado encantada com a possibilidade dos mapas.

Quando pensei num projeto artístico de grande porte, a primeira coisa que veio à minha mente, foram mapas. Os mapas seriam o ponto de referência, o foco e o objetivo. Um dia quando sentei no banco de trás do carro do meu pai, ví uma revista com mapa de estradas do Brasil. Peguei a revista e passei uns dois dias estudando as possibilidades das estradas, e tentando mapear por todos as estradas que já passei.

Fiquei desenhando mapas por um tempo, aí a imagem fixa dele, me desafiei a fazer um mapa mundi pegueno para saber se conseguia transmitir tudo. 1,5cm foi o tamanho dele, e um geógrafo elogiou minha percepção e visão do mapa.

A literatura fantástica me deixa muito animada quando cria seu próprio mundo, e o apresenta em formato de mapa. E assim eu sigo procurando mapas por toda a parte, de todos os jeitos. Sempre salta os meus olhos! Muitos eu não entendo, não sou uma estudiosa profunda do assunto, mas há algo no mapa que me leva. É como a leitura, me deleito nas páginas de um livro e assim, me perco dentro de um mapa.

O Todo El Mundo, um projeto do qual eu já falei por aqui, está em fase de “tenho que fazer acontecer” desde 2014. Mas é um projeto que vou levar pela vida, até fazê-lo acontecer. E você ouvirá mais em breve, logo!

Para ter referências de estudo e inspiração, eu comecei a colecionar mapas no Pinterest. A minha coleção de National Geographic foi parte importantíssima para eu conseguir aumentar a coleção digital. E a partir daqui, não paro mais.

20160121-IMG_574320160121-IMG_574120160121-IMG_572820160121-IMG_5733

Confira no link a minha coleção de mapas. E você? Qual o seu colecionismo, fora da sua área de atuação? Apenas uma paixão que você gosta de alimentar.

2 comentários sobre “Eu coleciono mapas

Comente

