Estranho Mundo de Jessica

Você conhece o Jack? Do filme Estranho Mundo de Jack, criado e dirigido por Tim Burton! Diz que conhece, please?! Se não, pára tudo! Assiste ao filme e depois a gente conversa. Pra quem conhece, O que você acha da história?

Ah! Olha ele aqui…

jack

Bom, eu quero mesmo é falar do Tim Burton, mas fique com o Jack na cabeça. Esse ano o Museu de Imagem e de Som de São Paulo, recebeu a mega exposição do Tim Burton. Eu consegui ir de última hora, numa correria louca para comprar os ingressos, porquê a Nine me deu um toque e nós conseguimos ir juntas.

Eu tive uma tremedeira na hora de entrar para a exposição. Estava me sentindo tão realizada de poder estar lá, e ver de perto o trabalho de um dos artistas que mais admiro. As lágrimas vieram até meus olhos sim, não caíram até na metade da caminhada, aí depois não teve jeito. Fiquei muito encantada com a mente de Tim, todo o processo criativo e de produção. Cadernos de desenhos da infância e a visão de mundo diferenciada. A minha admiração só aumentou e saí de lá muito inspirada a criar algo.

Na entrada do MIS ouvia-se um barulho estranho, parecia que algo estava batendo. Subimos a escada ansiosas a procura de entender o barulho. Chegamos numa sala escura e lá estava as várias expressões de Jack (Ah! O Jack!). Difícil explicar a mecânica da engenhoca, mas era um espaço circular que rodava as cabeças de Jack, cada uma com uma expressão, aí você observava por um lugar específico e tinha-se a impressão do Jack estar vivo na sua frente. Simples e incrível!

Não tirei isso da cabeça durante um bom tempo. Um dia estava enrolando um papel na mão, para tirar ansiedade não sei do quê! Então eu desenvolvi o conceito rapidamente. Usando o material que eu tinha disponível, com base das cores que Tim Burton usou e pensando nas caretas que ví lá na exposição.

13334567_10206669045140554_1178077827_o

O espiral foi meu ponto base para a produção das caretas, e note que todos foram feitos da mesma maneira mas só a posição em que foram colados, mudam a expressão da careta. Legal né?!

Fiz a pintura com caneta de desenho apenas para dar o tom de mistério, não deixando o papel enrolado, todo branco. As referências todas do trabalho do Tim Burton. Desde os elementos, formatos até as paletas de cores.

Nunca tinha produzido algo desta maneira, inspirado no trabalho de outro. Tinha um pouco de preconceito na verdade. Mas o que aconteceu nisso foi a limitação que eu me dei em trabalhar em um formato diferente, e a libertação que encontrei ao tentar ver por um outro ponto de vista. Valeu muito a pena.

O que achou? Gostou do resultado? Comenta aí!

Confira mais desenhos: tavaresjessica.tumblr.com

Jessica Tavares
Instagram. Facebook. Twitter.
Comente

