As portas

14963420_10207765112541554_225070607_o

Esse ano tenho descoberto as portas. Sempre amei tanto as janelas e sua função de entrar luz e esconder luz, e nem me ligava nas fechaduras e maçanetas que mantém as coisas separadas umas das outras.

Por uma questão prática de privacidade, eu amei a minha primeira porta no começo do ano. Um quarto pequeno me abrigava e me distanciava de todos os cômodos nos quais eu não queria estar. Não abafava as vozes que eu não queria ouvir, mas cuidava de me manter em silêncio para não corresponder ao barulho.

Ao longo dos meses vieram portas com diferentes funções, foi aí que eu entendi que a maçaneta estava na minha frente o tempo todo, era escolha minha manter aberto ou fechado. O meu primeiro ímpeto, foi fechar várias portas, claro. Sentir a liberdade e a calmaria, quem não quer?! Mas isso durou pouco, pois eu senti falta de várias coisas, várias pessoas, tinha assuntos inacabados que acabei fechando, projetos de vida que calei em busca de silêncio. A análise veio calma para algumas coisas, certeira para outras, profunda para tantas outras. Pensar o que ir e o que ficar, qual o impacto na minha vida, na vida das pessoas à minha volta, o que eu realmente quero e o que eu faço por fazer.

Esse ainda é um processo que estou vivendo. O passo à melhoria é que eu entendi a função das portas e entendi também que sou dona do meu destino. Tudo vai ficar ou vai ir embora se eu permitir que isso aconteça. E hoje estou lutando, contra toda a minha zona de conforto, para fechar uma porta. E o farei, porquê a luz que entra pela minha janela, já me mostrou que tem portas mais simples para abrir, se eu for fiel à quem eu sou, e ao que eu quero.

E você?! Quais portas mais marcaram a sua vida?!

Jessica Tavares
Instagram. Facebook. Twitter.

3 comentários sobre “As portas

  1. Gosto de portas maciças e pesadas, essas de construções antigas e patrimônios históricos. Difíceis de abrir, difíceis de fechar. O lado bom é que onde você deixar encostada, o vento não vai movê-la. Então, é possível deixar meio aberta ou meio fechada.

Comente

